Blog Dynamic
Hidden Article
Tags: juruaia, moda íntima, lingerie
A peça gigante é 450 vezes maior que um modelo tradicional e chega para fazer companhia ao maior sutiã do Brasil que se tornou famoso ponto turístico da cidade
Juruaia, MG - Em mais uma ação de criatividade, a cidade de Juruaia, também conhecida como a "Capital da Lingerie" surpreende com mais uma novidade em tamanho gigante. Após o sucesso do maior sutiã do Brasil, marco histórico da cidade, Juruaia lança, dia 08 de setembro, às 10h, na Praça Maria Regina Ribeiro do Valle Tomaz, durante o encerramento do Festlingerie, a “Maior Calcinha Fio Dental do Brasil”. A peça é mais uma ação de marketing que traz holofote para a economia e o turismo de um dos maiores pólos de lingerie do País. O Festlingerie ocorre de 04 a 08 de setembro, em Juruaia, Sul de Minas.
Com cinco metros de altura e seis metros de largura e uma estrutura com dois arcos de seis metros de diâmetro cada, a “Maior Calcinha Fio Dental do Brasil”, possui um modelo fio dental duplo com aplicação de renda, um tributo à herança e à tolerância que caracterizam as peças produzidas por artesãos locais. A construção da peça envolveu aproximadamente 43 pessoas, que trabalharam incansavelmente por 22 dias para concretizar a instalação que foi homologada pelo RankBrasil, como o maior do País. A entidade é responsável por checar os recordes no Brasil e tem reconhecimento internacional.
“A calcinha monumental tem como propósito, além do atrativo visual, chamar a atenção de turistas, visitantes e compradores, buscando enriquecer a experiência das pessoas que vêm até a cidade e com isso, impulsionar cada vez mais a economia local. Essa é mais uma conquista de Juruaia, que demonstra sempre sua inovação e ousadia que a fortalece como um dos maiores pólos de lingerie do País. Agora também temos o título de Maior Calcinha Fio Dental do Brasil”, comemora a presidente da ACIJU, Tânia Rezende .
A calcinha foi confeccionada utilizando microfibra de alta qualidade, com composição de 92% poliamida e 8% elastano, garantindo não apenas o tamanho notável, mas também a durabilidade, característica das peças de lingerie produzidas na região.
A inspiração para a “Maior Calcinha Fio Dental do Brasil” surgiu durante um encontro entre os empreendedores locais da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju), impulsionado pelo Maior Sutiã do Brasil que se tornou famoso e instagramável ponto turístico.
Para quem deseja conhecer de perto a calcinha gigante, a instalação será permanente localizada na Praça Maria Regina Ribeiro do Valle Tomaz, em Juruaia, Minas Gerais.
Capital da Lingerie: o sucesso de um negócio que mudou a história da cidade.
Os números falam por si só, Juruaia, cidade localizada no sul de minas e conhecida como a Capital da Lingerie e com apenas 11.084 habitantes, produz cerca de 20 milhões de peças de lingerie, movimentando um faturamento bruto mensal de mais de R$15 milhões de reais, segundo Aciju (Associação Comercial de Juruaia). Cifras impressionantes que demonstram o potencial econômico e o sucesso de um negócio que mudou a história da cidade.
No fim da década de 1990, a cidade deixou para trás a economia cafeeira e investiu na produção de lingerie, tornando um dos maiores polos de lingerie do País. Atualmente, são mais de 200 indústrias que produzem as milhares de peças, sendo 95% dirigidas por mulheres, um exemplo inspirador de empreendedorismo feminino no Brasil e mais de 120 lojas na área central do município que estão sempre lotadas de pessoas em busca de bons negócios.
Um dos exemplos de sucesso é a história da fundadora e CEO da Intima Passion, Tânia Rezende que aos 12 anos começou a trabalhar na lavoura de café para conquistar a sua primeira renda. Em busca de sua independência financeira, a empresária decidiu começar a trabalhar com as tias no ateliê de costura e, assim, aprendeu o ofício desde a elaboração dos moldes até a costura da peça final.
Com o tempo, Tânia, na época grávida de sua segunda filha, decidiu empreender e começar a própria marca com mais duas sócias. Com apenas R$10 mil reais, montou sua primeira confecção, ao mesmo tempo, que nascia sua filha que era embalada pelo som das máquinas de costura em um berço improvisado ao lado da mãe. Foi quando a sua loja foi assaltada e perdeu tudo, inclusive todas as peças já prontas para a venda. A empresária, não desistiu e começou tudo de novo e hoje fatura R$6 milhões ao ano.
A cidade, símbolo do empreendedorismo, fornece moda íntima para pequenos e grandes lojistas do segmento e revendedoras, também tem se destacado no cenário internacional e sua lingerie tem conquistado consumidores ao redor do mundo, sendo exportada para destinos como Argentina, Austrália, Alemanha, Bolívia, Canadá, Estados Unidos, Emirados Árabes, Holanda e Portugal. Tal projeção internacional impulsiona ainda mais a economia local, expandindo o reconhecimento da cidade para outros lugares do mundo.
Outra característica da Capital da Lingerie é a criatividade e inovação em seus produtos, que vão desde de peças criadas para cada signo do zodíaco, cueca com gps, sutiã com diamante, conjunto com sachê de sementes e corpete de ouro, entre outros. Muitas dessas novidades são apresentadas durante a Felinju – a maior feira de moda íntima do Brasil e, também, na Festlingerie, conhecido como o Festival da Lingerie, que ocorre em setembro.
Juruaia também é dona do maior sutiã do Brasil com 16 metros de comprimento e cinco metros de altura, que se tornou um símbolo definitivo da cidade. Pontos de parada obrigatórios dos visitantes que passam pela cidade. O sutiã já se vestiu de rosa para celebrar o outubro rosa, de verde e amarelo para a Copa do Mundo e, ganhou também um grafite, inspirado no poder feminino.
Outro destaque em mais de 30 anos de história, foi o papel fundamental da cidade diante da epidemia do coronavírus. Por meio de uma ação solidária, as indústrias de moda íntima, decidiram produzir máscaras, usadas por profissionais de saúde no enfrentamento da COVID-19 e doaram para secretarias municipais de Saúde e hospitais da região. Além das empresas, a campanha solidária teve adesão de costureiras e cortadores que se ofereceram para trabalhar voluntariamente na confecção do material.
A capital da lingerie, Juruaia, está fechando com chave de ouro mais uma edição do Festlingerie. Em sua 18º edição, o evento foi um sucesso e movimentou um dos pólos de moda íntima, praia e fitness mais importantes do país.
Revendedoras e lojistas de diversas localidades passaram pelas 50 lojas repletas de novidades em suas coleções primavera/verão 2023. O ambiente online também registrou um bom percentual de vendas e a cada edição se torna vital na movimentação de novos negócios. A novidade desse ano ficou por conta da integração do e-commerce às lives, idealizado pelo ViaShopModa, com o objetivo de melhorar o desempenho das confecções quando o assunto é interação com o cliente.
Com a crescente retomada do presencial, Juruaia inaugurou o Vila Fest, a nova praça dos visitantes de Juruaia. Nesse local foram realizados desfiles com transmissão online e os lojistas tiveram a oportunidade de ter mais proximidade com o público.
Outra novidade que fez sucesso foi o projeto de Cash Back que agradou, e muito, os compradores. “Pagamos diversos vales de cash back de até R$1.000,00 para as revendedoras e lojistas que compraram acima de R$20mil. Dessa forma, pudemos ter a dimensão do potencial de compras dos clientes que vêm até Juruaia”, conta a presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU), Tânia Mara Rezende.
Com criações exclusivas, o pólo de Juruaia, composto por 200 confecções, vende, dois milhões de peças por mês e a cidade mineira está de olho no potencial do empreendedorismo feminino. Um estudo realizado pelo Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), apontou que o número de mulheres a frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões. Já uma recente pesquisa anual realizada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, com 2.736 entrevistados, maiores de 18 anos, revelou que a pandemia foi responsável por expor a potência do empreendedorismo feminino, no qual 26% das entrevistadas iniciaram um negócio próprio no período.
Há cerca de um ano o Brasil retomava aos poucos o funcionamento das atividades presenciais com a chegada do “novo normal”, pós a fase crítica da pandemia. Muitos setores conseguiram sobreviver equilibrando pratos, a exemplo da indústria têxtil e de confecção, que apresentou crescimento em 2021, mesmo em meio às pressões do período e do forte aumento de custos. Segundo as entidades de classe, o empresariado afirma que teve que buscar oportunidades, trazer novos produtos para o mix e equilibrar as oscilações do preço das matérias-primas.
A cidade de Juruaia, capital da moda íntima, localizada no sudoeste de Minas Gerais, que possui cerca de 10 mil habitantes e mais de 200 fábricas de lingerie, é um exemplo de sucesso nesse período que jamais será esquecido.
Juruaia respira contato com o público, respira vendas, respira oportunidades. Seu polo industrial vende aproximadamente dois milhões de peças por mês, especialmente, no atacado. São as dezenas de revendedoras que chegam a cidade diariamente de todas as partes do país e, até mesmo de fora, ou mesmo pela Internet, responsáveis por tamanha movimentação nas vendas.
Grandes gigantes do setor de cosméticos e outros ramos de atuação, para se manterem em pé durante os dias incertos, tiveram que retomar as suas origens e voltar o olhar a esse público vital.
“Em Juruaia as responsáveis por “carregar o piano”, expressão usada para falar de alguém que cumpre uma função importante dentro de uma equipe, foram as revendedoras, que se mantiveram em atividade na pandemia. Inclusive, muitas lojas registraram aumento nas vendas justamente para esse público, fazendo novos clientes”, conta a presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU), Tânia Mara Rezende.
Essas mulheres trouxeram de forma presencial ou virtual a força para que o pólo seguisse competitivo. Prova do êxito de Juruaia é que não houve demissões na pandemia. O que ocorreu foi o crescimento na demanda por mão de obra terceirizada (facções e pequenas oficinas de costura). Atualmente, muitas lojas buscam por costureiras e vendedores para se prepararem para as vendas do segundo semestre, que prometem surpreender.
“O foco na revendedora é essencial, já que seja da forma tradicional do porta a porta, WhatsApp ou plataformas digitais, essa profissional faz algo que jamais sairá de moda: a venda consultiva, atuando como consultoras, escutando o potencial cliente e entendendo suas necessidades antes de oferecer produtos”, conta Tânia.
A chegada do verão traz aquele calor para as vendas, refletido em números bastante expressivos quando se fala no comércio de lingeries, biquínis e moda fitness. É nessa época que Juruaia “bomba” ainda mais com a chegada das revendedoras e lojistas que vem para o FESTlingerie, visando estrategicamente a proximidade do Natal e festas do final de ano. Nesse ano, em Juruaia, esses compradores terão acesso as 50 empresas responsáveis por apresentar durante o FESTlingerie, que vai começar no dia 7 e vai até 10 de setembro, as novidades das coleções primavera/verão 2023.
A 18ª edição do FESTlingerie tem como foco atrair os lojistas e os revendedores que compram com a intenção de trabalhar um negócio próprio. “Esperamos superar as vendas do ano passado e movimentar mais de R$5 milhões. A expectativa é registrar crescimento de, pelo menos, 20% em comparação à última edição”, afirma Tânia.
Durante o FESTlingerie as lojas participantes irão promover desfiles abertos ao público, nos dias 7 e 10 de setembro, às 11h e às 14h30, no Vila Fest, a nova praça dos visitantes de Juruaia.
Serviço:
18º FESTlingerie
Data: De 7 a 10 de setembro de 2022
Onde: Cidade de Juruaia
Desfiles: Dias 7 e 10 de setembro, às 11h e às 14h30, no Vila Fest, a nova praça dos visitantes de Juruaia.
Evento abre a maior temporada de compras do polo mineiro da moda íntima e tem como foco os lojistas e os revendedores que visam trabalhar um negócio próprio
O segundo semestre é sempre uma época acompanhada com olhos atentos por Juruaia, cidade mineira detentora de um dos mais importantes pólos da moda íntima do país. Localizado no sudoeste de Minas Gerais, o município possui cerca de 10 mil habitantes e mais de 200 fábricas de lingerie, que vendem, juntas, 2 milhões de peças por mês, especialmente, no atacado. Não é à toa que a Juruaia é conhecida como a capital da moda íntima.
A chegada do verão traz aquele calor para as vendas, refletido em números bastante expressivos quando se fala no comércio de lingeries, biquínis e moda fitness. É nessa época que Juruaia “bomba” durante o FESTlingerie, onde trafegam, em sua maioria, milhares de lojistas e revendedores sedentos pela qualidade, belo design e preços atrativos, já visando estrategicamente a proximidade do Natal e festas do final de ano. Nesse ano, em Juruaia, esses compradores terão acesso às 50 empresas responsáveis por apresentar durante o FESTlingerie, que vai começar no dia 7 e vai até 10 de setembro, as novidades das coleções primavera/verão 2023.
De acordo com a presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU), Tânia Mara Rezende, a 18ª edição do FESTlingerie, o evento tem como foco atrair os lojistas e os revendedores que compram com a intenção de trabalhar um negócio próprio. “Esperamos superar as vendas do ano passado e movimentar mais de R$5 milhões. A expectativa é registrar crescimento de, pelo menos, 20% em comparação à última edição”, afirma Tânia.
Durante o FESTlingerie as lojas participantes irão promover desfiles abertos ao público, nos dias 7 e 10 de setembro, às 11h e às 14h30, no Vila Fest, a nova praça dos visitantes de Juruaia.
Serviço:
18º Festlingerie
Data: 7 a 10 de setembro de 2022
Onde: Juruaia-MG
Desfiles: Dias 7 e 10 de setembro, às 11h e às 14h30, na Vila Fest, a nova praça dos visitantes de Juruaia.