Moda íntima muda de perfil nas últimas décadas
A moda reflete o espírito de uma época. E quando se fala em moda, pode-se falar em todas as expressões que fazem parte do cotidiano das pessoas, em qualquer parte do mundo: roupas, móveis, arquitetura, acessórios e tantas outras coisas que ajudam a transformar as eras. O espírito pós-moderno, exatamente esse que vivemos, diferente de outras épocas e séculos, não possui um estilo único. Viver atualmente implica em uma maior liberdade de escolha. As “tribos” são inúmeras e os estilos os mais variados possíveis. Se antes uma uniformidade fazia parte do mundo civilizado, hoje não existe mais essa exigência social. A própria questão feminina trouxe à baila inúmeras mudanças comportamentais que transformaram, sobremaneira, por exemplo, o mundo da moda. “Uma nova ordem mundial”, parafraseando Caetano Veloso.
Nas últimas décadas, o que tem se visto é um apelo à beleza, sem dúvida alguma. A mulher que conseguiu espaço no mercado de trabalho exige ao seu corpo um cuidado extremado. Para cobri-lo, as reivindicações são, às vezes, ainda maiores. Mas aliada à beleza, elas querem conforto e liberdade para suas inúmeras ações cotidianas. Até de salto alto as mulheres optam pelo bem-estar. Sempre. O que dizer então das transformações da moda íntima? É, de fato, um caso à parte. Calcinha, sutiã, camisola e pijama também passaram por grandes mudanças. Claro, tudo por exigência das mulheres. É uma roupa para dormir, mas,
também, por que não ser bonita e confortável? Desafio aceito, as confecções de moda íntima se esforçaram para se
adaptar a essa nova realidade.
“As confecções de moda íntima precisam, a cada coleção, se esmerar em suas criações. As lingeries foram alçadas a itens importantes no guardarroupa feminino e as mulheres querem peças bonitas e confortáveis. Não adianta o básico: é preciso correr atrás de tecidos e estampas diferenciadas para que as mulheres se sintam interessadas em comprar”, comenta Miriam da Silva, proprietária da Companhia do Pijama, confecção de Borda da Mata (MG).
Sem dúvida, os tempos são outros. E a transformação da moda íntima é uma prova das mudanças ocorridas nos desejos
das mulheres modernas.