Juruaia participa da 4ª Conferência Brasileira de APLs
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realiza, entre os dias 27 e 29 de outubro, em Brasília (DF), a 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Chamada de “capital mineira da lingerie” pelo desenvolvimento crescente no setor de moda íntima, Juruaia (MG) será apresentada durante o evento como um case de sucesso: com apenas 8,3 mil habitantes, a cidade abrange 140 empresas. A primeira confecção surgiu em 1991 e, de lá para cá, a área de moda íntima cresceu de forma assustadora. Juruaia é hoje uma cidade polo de lingerie, sendo a primeira de Minas Gerais e a terceira do País.
De acordo com levantamento feito pela Consultoria Exata, especializada em área têxtil, as confecções de Juruaia produzem 500 mil/peças mês, o que garante uma produção anual de seis milhões de peças. Esse número representa 12,5% das lingeries confeccionadas no estado mineiro. Outro dado apresentado pela Consultoria é o número de empregos: são 3.699 pessoas que trabalham no setor. Ou seja, 45% da população da cidade está direta ou indiretamente ligada à indústria de lingerie.
A ascensão de Juruaia ao posto de polo têxtil no setor de lingerie levou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais a escolher a cidade para participar da Conferência Em nome de todos os empresários, falará a presidente da Associação Comercial de Juruaia (ACIJU), Izabel Cristina Gonçalves. “A escolha de Juruaia é um marco, pois mostra o quanto a cidade amadureceu no setor de lingerie”, completa Gonçalves.
Em sua 4ª edição, o evento é uma oportunidade para empresários, líderes setoriais, acadêmicos, gestores de Arranjos Produtivos Locais (APL), representantes dos Núcleos Estaduais de APL e de instituições governamentais de trocarem experiências, divulgar resultados, debater e realizar parcerias. De caráter nacional, tem como objetivo aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento local. Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento de Indústria e Comércio Exterior. Segundo os organizadores, a expectativa é reunir de 500 a 600 participantes por dia. A conferência será realizada no Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio - SGAS 902, Asa Sul, das 8h30 às 18h.
Anote:
4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais
De 27 a 29 de outubro, das 8h30 às 18h
Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio
SGAS 902, Asa Sul