Empresária de Juruaia participa do projeto 10.000 Women
Um estudo realizado pelo Banco Goldman Sachs, com sede em Nova Iorque, e com filiais no mundo todo, revelou que uma maior participação das mulheres no mercado poderia alavancar o crescimento econômico, com aumento da taxa de crescimento do PIB no país em 0,7% ao ano e do PIB per capita em 9,1% até 2030. Esse estudo foi um dos motivadores para o Banco Goldman Sachs criar um projeto voltado ao desenvolvimento empreendedor das mulheres ao redor do mundo.
Em 2008 começou o projeto, que tem parceria com dezenas de instituições educacionais, e que tem como objetivo principal estender a formação de negócios a 10.000 mulheres ao redor do mundo, oferecendo-lhes conhecimentos em gestão de negócios e no desenvolvimento de habilidades gerenciais.
A empresária Sidnéia Ribeiro, proprietária da Oficina do Pijama, localizada em Juruaia, polo mineiro de moda íntima, foi uma das 100 selecionadas para a primeira fase do projeto em Minas Gerais, entre 1345 inscrições efetuadas no estado. O curso, com duração de sete meses, teve inicio em novembro de 2009 e as pioneiras no estado se formam no fim deste mês, com o recebimento de um certificado. A Fundação Dom Cabral, responsável pelo curso em Minas Gerais, aborda, entre outros assuntos, estratégia, finanças, marketing, pessoas, logística e desenvolvimento do plano de negócios das empresas.
Sidnéia faz parte de um contingente de 150 empresários que trabalha com moda íntima na cidade de Juruaia. A empresa de Sidnéia é nova, com pouco mais de três anos de vida. Para a empresária, participar desse projeto foi uma experiência única. “Ser escolhida foi maravilhoso, mesmo sem saber, no início, o que isso representava de fato. Não conhecia o Instituto Dom Cabral e quando comecei a fazer o curso é que pude verificar a dimensão do projeto e o que ele poderia representar em minha vida”, comenta Sidnéia.
“Com o início das aulas, as expectativas eram enormes, tanto em relação ao curso quanto à troca de experiências entre as 100 participantes. Agora que estamos na etapa final, afirmo que todas as expectativas foram superadas; e a convivência entre as mulheres foi única. Uma experiência que vou levar por toda a minha vida”, completa Sidnéia.