Segunda apresentação Sebrae-MG - Competitividade no Setor de Moda Íntima em Juruaia-MG
A segunda apresentação da Iniciativa de Reforço da Competitividade do Polo de moda íntima de Juruaia aconteceu às 19h do dia 16 de setembro de 2010, no Centro Catequético, em Juruaia. Estiveram presentes mais de 50 representantes das empresas envolvidas no setor e instituições de apoio.
Inicialmente, foram retomadas as informações sobre o objetivo e o desenvolvimento do projeto. Foram apresentadas novas informações sobre tendências do setor de Moda Íntima no Brasil e no Mundo, tais como:
Moda Rápida, Reestruturação do varejo, Aumento da renda e do crédito e Globalização.
Trabalho realizado:
Durante a segunda fase visitamos o varejo de moda íntima em São Paulo e as principais feiras do setor: Moda Íntima Ceará e Salão Moda Brasil. Além disso, entrevistamos 15 compradores avançados e especialistas do Brasil e da Colômbia. Estudamos os mercados de moda íntima europeu e americano e realizamos uma viagem de referência aos Estados Unidos.
Analisamos as informações recebidas durante a viagem de referência, pelo grupo Limited Brands - Victoria Secret, que tem foco em MODA e no CONSUMIDOR, 70% do seu negócio é FAST FASHION, tem forte experiência com a marca no ponto de venda, e atua através de marca canal. Analisamos também as informações recebidas durante as visitas ao varejo de NYC. Recebemos informações da Svelta (empresa referência colombiana) – que também atua através de MARCA CANAL, e é segmentada por MODA e estilo de vida. Ambas empresas que têm se posicionado neste negócio Moda através da estratégia Marca Canal.
Visão de Futuro para APL
Apresentamos e analisamos a atratividade dos três tipos de negócios identificados no setor de Moda íntima:
- Massivo: que tem como características principais, baixo custo e produção de grandes volumes
- Moda: lançamento constante de novidades, perecibilidade, ciclos curtos - fast fashion (moda rápida) e flexibilidade.
- Diferenciado: marca, qualidade (excelente acabamento + entrega do atributo prometido), inovação e tecnologia.
E analisamos também a atratividade das seguintes opções estratégicas (formas de competir no negócio Moda):
- Private Label, que consiste em produzir para uma outra marca.
- Marca Produto, que tem foco na marca do produto e pode ser vendido em lojas multimarcas (que estão desaparecendo do mercado).
- Marca Canal, que permite controlar o funcionamento da cadeia de valor, desde a compra da matéria prima até a venda ao consumidor final, capturar as margens da distribuição assim como a informação do mercado.
Para Juruaia o mais atrativo é o negócio Moda, que é uma oportunidade e está em crescimento, através de Marca Canal, integrando toda a cadeia de valor, com a abertura de canais próprios de venda.
Áreas de melhoria
Trouxemos essas informações das nossas análises e estudos para as empresas de Juruaia, e identificamos através de análise estratégica, algumas áreas de melhoria.
- Inteligência competitiva de mercado: busca de tendências, abertura do ponto de venda, integração com os compradores
- Análise da demanda do consumidor
- Inovação e qualidade do produto: materiais, tecnologia, conforto
- Design
- Logística
- Integração: fornecedor-produção-varejo-consumidor
Os empresários foram convidados para participar de grupos de trabalho, onde essas áreas serão melhor discutidas e definidas.