Semana da Mulher em Juruaia: celebrando o prazer de ser mulher
Depois de mais de 20 anos de democracia, o país elegeu sua primeira mulher presidente da República. Depois de mais de 20 anos do campeonato, foi uma mulher quem conseguiu o reconhecimento do título mais polêmico da nação rubro-negra. Ser mulher, no Brasil, nunca esteve tão em alta. Na próxima semana, celebramos o Dia Internacional da Mulher. Uma data que, pelo menos em 2011, tem muito que ser comemorada.
A origem do 8 de março como Dia Internacional da Mulher e seu contexto ainda gera muita discussão. Algumas fontes citam o incêndio de uma indústria têxtil nova-iorquina, em 1857, como causa. Outras apontam a líder do movimento comunista alemão, Clara Zetkin, como autora da proposta de criação da data. Existem os que ainda atribuem às celebrações da mulher o movimento russo conhecido como “Pão e Paz”, encabeçado por mulheres na Rússia, em 1917. Fato é que, não é de hoje, que toda a sociedade reconhece a importância da figura feminina na história, na mesma proporção com que foram negligenciadas. O Dia Internacional da Mulher é, sobretudo, como afirma a socióloga brasileira Eva Alterman Blay, uma data de reflexão, que “simboliza a busca de igualdade social entre homens e mulheres, em que as diferenças biológicas devem ser respeitadas e não trabalhadas como pretexto para subordinar e inferiorizar a mulher.”
Independente de sua origem, todos os anos, milhares de alunos, filhos, maridos, namorados, aproveitam o dia 8 de março para demonstrar o carinho e o respeito que sentem pelas mulheres de suas vidas, sejam elas professoras, vizinhas, mães, esposas, amigas. Basta que seja mulher. Nesse dia, é comum vermos flores e bombons em mãos femininas ao redor do país. Um gesto bonito, simpático até. Mas, que carece de originalidade. A rotina é um processo natural na vida de qualquer um. O que acaba com o brilho de qualquer relação é a falta de criatividade. Nada contra as flores e bombons, mas da mesma forma como a mulher evoluiu na escala social, os presentes também deveriam seguir a mesma linha!
O mercado de souvenir feminino é extenso. Ainda assim, uma boa dica é apostar na moda íntima. Com o fim do verão e a chegada das estações mais frias, muitas lojas e confecções ainda trabalham com bons descontos para liquidar os estoques. Lingerie nunca sai de moda nem fica fora dela. E mulher sempre precisa. O polo de moda íntima mineiro, Juruaia, no sudoeste de Minas Gerais, também aposta na lingerie como melhor presente para as mulheres neste 8 de março. Por isso, a Associação Comercial e Industrial de Juruaia – ACIJU, sabendo como funciona a cabeça esquecida dos homens, preparou uma semana inteira especialmente para as mulheres. Entre os dias 7 e 12* de março, acontece a Semana da Mulher, com modelos exclusivos a preços tão especiais quando a data celebrada.
*Excepcionalmente dia 8, o comércio não funcionará, devido ao feriado do carnaval.