Inovação ajuda moda mineira a se tornar mais competitiva
Empresários do segmento de moda íntima de Juruaia, no sul do estado, se preparam para dar mais uma guinada nos negócios. Orientados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae-MG), os confeccionistas buscam um posicionamento competitivo dos negócios no mercado. Este trabalho começou em abril de 2010 e está amparado em uma metodologia inovadora de gestão e desenvolvimento da competitividade em Arranjos Produtivos Locais (APLs), chamada Foco Competitivo. O projeto abrange ampla pesquisa sobre o cenário e as tendências do setor de moda íntima no Brasil e no exterior.
Em Juruaia, 89 empresários avaliam a possibilidade de se unir para terem maior volume de produção, fortalecerem a marca, atenderem grandes redes de lojas e abrirem canais próprios de venda. Técnicas da instituição visitaram o varejo de moda íntima em São Paulo, conheceram duas feiras de referência, entrevistaram 15 compradores e especialistas brasileiros e colombianos, estudaram o mercado de moda íntima europeu e norte-americano e realizaram uma viagem de referência aos Estados Unidos, onde foram recebidas pela Limited Brands, detentora de marcas famosas de lingerie, como Victoria’s Secrets e La Senza. Nessa ampla pesquisa de mercado, elas constaram os possíveis impactos da globalização e da reestruturação do varejo para o Arranjo Produtivo Local (APL) de Juruaia.
O varejo se reestrutura para atender às mudanças do hábito de consumo do comprador. As lojas multimarcas estão desaparecendo, as redes monomarcas expandem os negócios, as lojas de departamento e os supermercados estão investindo cada vez mais no segmento da moda. E as grandes empresas estrangeiras consolidam sua posição por meio de fusões, aquisições e migração para países emergentes.
É neste novo cenário que os empresários de Juruaia buscam o reposicionamento competitivo dos negócios. Além da valorização das marcas, a ideia é investir na chamada moda rápida (negócio atrativo e em expansão e que compreende, entre outros aspectos, o lançamento de um número maior de coleções), no desenvolvimento de produtos inovadores e em uma gestão mais eficiente da cadeia de suprimentos para a moda íntima (de tecidos a acessórios).
União
Em julho de 2009, 19 empresários de Juruaia criaram a Central de Negócios Toque Brasil, com o apoio do Sebrae-MG. A central facilita a troca de informações entre os empresários, aumenta o poder de negociação com os fornecedores, facilita a participação em feiras e gera economia para o grupo nas compras em conjunto. “A Central de Negócios é importante para os empresários, porque contribui para um dos elementos fundamentais no sucesso de uma empresa: a compra. Comprando em conjunto, é possível negociar melhor os preços, o que possibilita a redução de custos”, afirma a técnica do Sebrae-MG, Elcília Paulinelli.