Moda íntima é marca de negócios em Minas
Poucos sabem, mas em Minas Gerais existe uma cidade de sucesso no empreendedorismo feminino. No sul do estado, em meio à região campestre, aproximadamente a 430 km de Belo Horizonte, a cidade de Juruaia se destaca nos negócios voltados à moda íntima. Com quase 160 fábricas e confecções de calcinhas e sutiãs, as mulheres predominam e dominam quase todo o mercado.
Com o objetivo de aumentar a competitividade no cenário nacional, o Centro Minas Design (CMD) e o Sebrae-MG realizam, desde o ano passado, o projeto Foco Competitivo, que pretende aperfeiçoar a mão de obra, inovar os produtos e dilatar a participação do maior polo mineiro deste segmento, com a criação de uma marca única. A iniciativa, inicialmente, buscou identificar os desafios enfrentados pelos empresários, além de traçar um panorama mercadológico que ajudasse a orientá-los sobre tendências e concorrência no setor. Uma das soluções apresentadas pelo estudo, realizado na primeira etapa do projeto, foi o desenvolvimento de uma marca canal, que fortaleceria o polo e seria uma oportunidade de negócio.
De acordo com a analista técnica do Sebrae-MG da microrregião que atende Juruaia, Elcília Paulinelli, o Foco Competitivo é uma metodologia adquirida por meio do projeto Gestão Estratégica orientado para resultados. "Apresentamos aos empresários a possibilidade da marca canal, que é uma marca única para colocar no varejo, já que a maior característica da cidade são os distribuidores. É um processo novo, é uma atitude nova que eles vão ter que tomar, pois vão todos se tornar sócios. Essa é uma grande oportunidade para a cidade", garantiu.
As ações do projeto, que teve a adesão de 26 empresas, são palestras, seminários e workshops de capacitação sobre mercado da moda, consumo de moda íntima e moda rápida (nova orientação das grandes marcas baseada na diminuição do tempo do processo de desenho até o da comercialização). Para complementar o empreendimento, foram realizadas oficinas de design, com cursos de modelagem, ajudando na melhoria dos produtos para rivalizar com a concorrência externa e uma melhor qualidade de acabamento para o consumidor final. Para a empresária, proprietária da Le Jolie, Renata Vieira, que tem uma produção mensal de 10 mil peças, a qualificação do seu trabalho era primordial e o projeto surgiu em uma boa ocasião. "Este projeto está me ajudando a descobrir como alcançar a minha meta. Isso já é um bom começo. Se a capacitação acabasse hoje, já teria contribuído muito, mas bom que ainda tem mais", e completou, "O importante nisso tudo é prevalecer a minha identidade no mercado, o design vai me ajudar nisso", concluiu.
Segundo Elcília, os empresários de Juruaia são batalhadores e correm atrás. O projeto está previsto para ser concluído em 2012 e, até lá, já se pretende montar a primeira loja com a marca canal. "Eles vendem muito, cada um já tem o seu mercado, mas pouquíssimos conhecem seu consumidor final, e a marca canal vem para isso, aproximar os empresários desse consumidor", afirmou. O próximo módulo do Foco Competitivo tem como ações o aprimoramento no processo de gestão da qualidade e produção, melhoria tecnológica e o trabalho com resíduos sólidos.
Fonte: http://www.minasdesign.mg.gov.br