Projeto Amigas do Peito Ouseuse: responsabilidade social resgata autoestima de mulheres mastectomizadas
A Ouseuse Lingerie, empresa sediada em Juruaia, polo mineiro de moda íntima, tem como uma de suas premissas a responsabilidade social. Desde 2007 possui o Projeto Amigas do Peito, com dois objetivos claros. O primeiro é orientar as pessoas sobre o câncer de mama – prevenção, sintomas e tratamentos -, o segundo é doar sutiãs especiais para mulheres carentes que tiveram que passar pela mastectomia e não puderam fazer a reconstrução do seio. “Esse projeto é uma maneira de minimizar o sofrimento dessas mulheres e ajudá-las a recuperar a autoestima”, diz Rosana Marques, proprietária da Ouseuse.
Geralmente as mulheres que optam pela mastectomia e que não podem (por um motivo ou outro) fazer a reconstrução do seio, passam por um período de fragilidade maior. Além do espectro da doença, a falta do seio provoca baixa autoestima e depressão, pois a mulher sente-se diminuída em vários aspectos de sua vida cotidiana, como no relacionamento com os familiares, na intimidade com o marido, entre outros.
Somente neste ano a Ouseuse já distribuiu cerca de 100 sutiãs para mulheres de todos o País: no estado de Minas Gerais, Guaxupé, Camanducaia, Juiz de Fora e Itajubá. De São Paulo, São José do Rio Pardo, Sorocaba, São Carlos e capital. No Rio Grande Sul, Porto Alegre e Getúlio Vargas também receberam peças. Assim como as cidades de Campos de Goyatases (RJ) e Afogados da Ingazeira (PE). De norte a sul do País, mulheres estão sendo ajudadas com o sutiã especial da Ouseuse. “É isso mesmo que desejo: ajudar o máximo possível de mulheres que estão passando por essa dificuldade. Não deve ser fácil passar por uma mastectomia e não poder fazer a reconstrução do seio. Angelina Jolie, a atriz norte-americana, fez o que fez por ser uma pessoa com dinheiro suficiente para se submeter ao procedimento com todo o suporte possível. Mas essa não é a realidade da grande maioria das mulheres brasileiras”, enfatiza Marques.
O Projeto Amigas do Peito está apto a ajudar a qualquer mulher carente, de qualquer parte do país. Mas, para aquelas que puderem bancar o sutiã, a Ouseuse também comercializa a peça. No site www.ouseuse.com.br/amigasdopeito pode ser encontradas todas as informações sobre o projeto e como fazer para adquirir a peça.