Por ajudar a transformar Juruaia em polo de moda íntima, empresária da cidade concorre ao Prêmio Claudia 2013
Por ajudar a transformar Juruaia-MG em polo de moda íntima, empresária da cidade concorre ao Prêmio Claudia 2013
Em 1994, Rosana Marques decidiu tornar-se empresária. Com apenas três pessoas abriu uma confecção de moda íntima. Um negócio pequeno, mas administrada por uma pessoa com tino para os negócios. Quase vinte anos depois, a sua confecção cresceu e, hoje, em meio a 160 empresas do mesmo ramo, sua fábrica é a maior da cidade: possuí 80 funcionários diretos e outros 100 indiretos; produz 70 mil peças/mês e o showroom da marca possui 800 m². Esses números mostram que uma ideia na cabeça e a disposição para o trabalho são capazes de transformar a vida de uma pessoa. Mais: as vidas de muitas pessoas.
Rosana Marques não mudou somente o seu destino, mas a sina de uma cidade inteira. Ao montar sua confecção, sempre teve em mente que, para que ela pudesse vender cada vez mais lingeries, era preciso mais lojas na cidade. Foi isso que fez durante todo esse tempo. Trabalhava e, ao mesmo tempo, incentivava as pessoas a abrirem seus próprios negócios. Rosana já perdeu as contas de quantos funcionários saíram de sua empresa para alçar voos próprios. E assim, sempre com garra para desenvolver seu negócio e ajudar os outros a realizar seus sonhos, Rosana conseguiu transformar Juruaia em polo de moda íntima.
“É muito gratificante ver que Juruaia é atualmente um grande case de sucesso e que tenho uma parcela de ‘culpa’ pelo fato. Confesso: sou bem bairrista. Acredito e invisto muito no potencial dos juruaienses. Pois sempre considerei que, sozinha, eu não conseguiria crescer e fazer Juruaia ficar em evidência. Era necessário que todos fizessem a história da cidade”, diz Marques.
A trajetória da empresária chamou a atenção da equipe do Prêmio Claudia. Em meio a tantas mulheres que são exemplos nesse País, Rosana Marques está na final do Prêmio Claudia 2013 – Categoria Negócios. Ainda surpresa pela indicação, Marques diz que, ao contrário de todos ao seu redor, que consideram natural e justa a indicação, não sabe se merece o prêmio. “Ao parar para pensar, percebo que foram anos de trabalho duro e apaixonado, uma defesa diária de valores importantes com os quais construí um legado. O que posso dizer disso tudo? Perguntam-me: qual o segredo? Não sei... Não vi. Nessa hora, tudo que surge em minha mente são pessoas e relacionamentos. E é isso que devo dizer. Posso humildemente atribuir minha receita de sucesso a uma espontânea e natural habilidade de relacionamento. Amo e respeito as pessoas ao meu redor e a vida. Confio, acredito e ouso ter esperança nas pessoas – família, equipe, clientes, fornecedores, parceiros. Sinto-me privilegiada de encontrar relacionamentos honestos, intensos, imperfeitos e produtivos. Todos me ajudaram”, comenta, com muita emoção, Marques.
“Aos 50 anos, tenho uma linda história de vida e de trabalho para contar e inspirar pessoas. Não me contento apenas em realizar os meus sonhos. Acredito que minha missão é, também, a de colaborar para a realização dos sonhos dos outros”, finaliza a empresária.
Votação
Para ser a vencedora do Prêmio na qual é indicada, Rosana tem que ser escolhida por votação. Primeiro pelo público e depois por uma comissão especialmente para esse fim. Aos amigos, clientes e quem mais se afinar com a história de Rosana, a votação pode ser feita através do site www.premioclaudia.com.br. A votação online pode ser feita quantas vezes a pessoa desejar, mas é necessário escolher uma candidata em cada categoria para que a votação realmente tenha validade. A votação vai até dia 20 de setembro e, em uma festa realizada em São Paulo, no dia 8 de outubro, as vencedoras de cada categoria são finalmente reveladas.