Emoção marca entrega do Prêmio Claudia 2013
“Chegar à final do maior prêmio feminino da América Latina já é um prêmio”. Essas são palavras de Rosana Marques, empresária de Juruaia que concorreu, com outras duas mulheres, o prêmio na categoria Negócios. Sua indicação ao Prêmio Claudia se deveu por ter ajudado a transformar a história da cidade: de um pequeno munícipio agropecuário ao terceiro polo de moda íntima do Brasil. Sua garra e determinação em alavancar o destino de centenas de pessoas mostra que a solidariedade é um sentimento que a move.
“Foram momentos maravilhosos que vivi junto com as 23 mulheres candidatas. Desde que chegamos a São Paulo foram surpresas, presentes e homenagens. A Editora Abril e a Natura nos proporcionaram uma experiência inesquecível. É indescritível a emoção de participar desse Prêmio e mais ainda da oportunidade de ter sido uma das finalistas”.
Além de todas as premiações, a atriz Marieta Severo foi homenageada pelo Prêmio Claudia por sua contribuição à cultura do País. Ela recebeu o prêmio das mãos de seu “filho” Mauro Lúcio Filho. Letícia Sabatella, atriz e cantora, foi mestre de cerimônias do evento, mas encantou o público com sua voz elegante e com uma música de sua própria autoria. “O evento todo foi pura emoção. Não dá pra descrever tudo que senti naqueles momentos mágicos. Pelo resto de minha vida, nunca esquecerei esse dia”, diz Marques.
Jurados de alto padrão
Além da votação do público, as finalistas do Prêmio Claudia também foram avaliadas por duas comissões julgadoras: uma interna, formada por membros da redação da revista e da Editora Abril, e outra externa, formada por personalidades de várias áreas, da ciência à música. O júri externo foi composto por João Carlos Martins, maestro, fundador da orquestra Bachiana Filamôrnica SESI-SP e considerado um dos maiores pianistas do século XX. Rosiscka Darcy de Oliveira, jornalista, escritora e presidente do Centro de Liderança da Mulher e do Rio como Vamos. A ex-senadora Marina Silva, ambientalista conhecida pela sua luta pela preservação dos recursos naturais do Brasil. Mônica Gregori, diretora de comunicação e marketing da Natura. O apresentador Luciano Huck, idealizador e diretor-presidente do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. Petra Costa, antropóloga pela Universidade Columbia e mestre em Comunidade e Desenvolvimento pela London School of Economics, além de cineasta e roteirista. A neurologista Suzana Herculano-Houzel, diretora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colunista e autora de vários livros. A grande empresária Luiza Helena Trajano, dona da rede Magazine Luiza. Jaqueline Leta, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autora de As Mulheres na Ciência Brasileira: Crescimento, Contrastes e um Perfil de Sucesso. E a presidente da Fundação Ford do Brasil e ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República Nilcéia Freire.