Sebrae-MG - "Confecções de Juruaia dobram produção e triplicam as vendas em dois anos"
Confecções de Juruaia dobram produção e triplicam as vendas em dois anos. O bom desempenho nos negócios foi apontado em diagnóstico realizado pelo SEBRAE-MG. A pesquisa ouviu 42 empresários. Otimistas, eles ampliam os investimentos em novos produtos e processos. Na Fest Lingerie, evento que movimenta a cidade durante o feriado de 7 de setembro, as confecções apresentam novidades e tendências para a próxima estação e liquidam os estoques.
O diagnóstico faz parte das ações que integram o projeto Moda Íntima em Juruaia, desenvolvido pelo SEBRAE-MG. Desde 2006 os empresários participam de capacitações em gestão de negócios para melhoria dos processos e produtos e de missões empresariais para conhecer oportunidades de mercado.
Em setembro será inaugurada a Central de Negócios de Confecção, outra ação do projeto. Por meio da Central os empresários conseguem melhores condições na compra de insumos e matérias-primas e aumentam as vendas.
Empreendedorismo
Juruaia é conhecida como a capital mineira da lingerie. A expansão dos negócios começou com o fechamento de fábrica de confecção na cidade. Depois de alguns anos, ex-funcionários resolveram investir no ramo.
Projeto Moda Íntima de Juruaia *
Faturamento
67,2% aumento
2006: R$ 319.812,60
2008: R$ 534.746,25
Volume de vendas (por empresa)
100% aumento
2006: R$ 37.876,60
2008: R$ 76.030,44
Produtividade (peças por funcionários)
163,7% aumento
2006 : 3.630
2008: 9.573
Carteira de clientes (por cliente)
99,2% aumento
2006: 230 clientes/empresa
2008: 458 clientes/empresa
Faturamento anual
19% dos entrevistados faturam entre R$ 600 mil e R$ 1 milhão
14,3% faturam entre 240 mil e 400 mil
Perfil do empresário
78,6% são mulheres
Pesquisa de Avaliação de Resultados – Gestão Estratégica Orientada a Resultados (Geor) - Junho/2009
Entrevista
Tânia Mara Rezende
Empresária e presidente da Central de Negócios de Confecção de Juruaia
Sebrae – O setor sentiu a crise financeira?
Tânia - Não sentimos a crise. Na minha confecção houve um crescimento de 60% nas vendas nos dois últimos anos. Hoje são 23 funcionários e mais de 500 clientes em todo o Brasil e em países como Portugal, Alemanha e Bolívia.
Quais serão as novidades da sua coleção para a Fest Lingerie?
Para o verão, estampas, detalhes artesanais como laços e babado. Os tons serão mais pastéis, sem esquecer do preto e branco.
Quais são as expectativas das confecções de Juruaia com a Central de Negócios?
O lançamento oficial será em setembro, mas já montamos a Central. São 17 confecções participantes e outras três estão se associando. Um dos principais benefícios que conseguimos são os descontos de 15 a 20% na compra de produtos. Com a união queremos, até 2013, vender para grandes magazines.
Fest Lingerie
3 a 7 de setembro
Juruaia/MG
Fontes:
Tânia Mara Rezende - Empresária
Elcilia Paulinelli de Oliveira - analista do Sebrae-MG
Matéria publicada 25/08/2009 - Link
Fonte: Assessoria e Imprensa do SEBRAE-MG