Feira de lingerie tem apoio do Governo de Minas
Com uma produção anual de mais de seis milhões de peças, Juruaia, no Sudoeste mineiro, promove, a partir desta quarta-feira (29), até o próximo sábado (02), a 12ª Feira de Lingerie. Considerada a “Capital da lingerie”, a cidade, de pouco mais de 8.300 habitantes, abriga o Pólo de Confecções de Moda Íntima, reunindo mais de 100 fábricas, que estarão com o foco voltado para os atacadistas de Minas Gerais e do Brasil.
A abertura do evento será feita por Angélica Torquette Rovedo, da Diretoria de Política Industrial e Articulação Regional da Superintendência de Industrialização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), que pretende conhecer as reais necessidades e reivindicações do setor de moda íntima. O pólo conta com o apoio da Sede, por meio da Política Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e com a Política de Fortalecimento Competitivo da Estrutura Produtiva de Minas Gerais.
Os Arranjos Produtivos Locais (APL), lembrou Angélica Rovedo, são considerados estratégicos na geração de emprego e renda para milhares de mineiros e para a própria fixação do cidadão em seu local de origem. Por outro lado, esclareceu que o trabalho não apenas da Sede, mas de todo o governo mineiro, tem sido dirigido para a construção de parcerias com a iniciativa privada para atender as demandas diversas da população. “Foi-se o tempo em que o Estado podia tudo sozinho e suas ações guardavam distanciamento das reivindicações da sociedade, particularmente na luta para superar as dificuldades da atual conjuntura”, salientou. A participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico tem o objetivo de identificar as necessidades e as reivindicações do setor de moda íntima, a fim de estreitar o relacionamento com os empresários locais para que possam produzir cada vez mais e com melhor padrão de qualidade atendendo a exigência crescente da clientela, sempre interessada na novidade. A partir de um retrato fiel do segmento de confecções, a Sede quer aprimorar a estrutura produtiva, tornando os produtos mineiros competitivos e aptos a conquistar novos mercados. Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia e pela Prefeitura, a feira é considerada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico o momento ideal para consolidar o município como a “Capital da Lingerie”, além de fomentar a competitividade da estrutura produtiva do Estado nos cenários nacional e internacional dentro do objetivo da política que a Sede lançou recentemente. A agenda de apoio inclui a concessão de incentivos visando à modernização e incremento da competitividade dos APLs, cujo objetivo final é ajudar a promover negócios e gerar mais emprego e renda. A previsão da Associação Comercial de Juruaia é de um aumento de 50% na produção das fábricas existentes e da abertura de 25 a 30 novas fábricas deverão ser abertas até 2010. Por outro lado, a expectativa é de que o pólo alcance em 2010 um faturamento de mais de R$ 120 milhões. Entre as reivindicações do setor se destacam os investimentos em infraestrutura, a construção de um centro de treinamento para manter cursos permanentes, captação de recursos e a criação de um plano de ação e planejamento.