Juruaia: capital da produção de lingerie no País
Durante o VIII Encontro da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas – que aconteceu dentro da programação do XII Congresso das ACEs de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte em 29 e 30 de outubro de 2009 -, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia, Isabel Cristina Gonçalves, apresentou case de sucesso sobre a produção de lingerie no município, considerado pólo de produção de moda íntima no País.
Segundo a dirigente, Juruaia possui 150 fábricas de moda íntima, entre formais e informais. Juntas, essas confecções produzem 500 mil/peças mês, o que garante uma produção anual de seis milhões de peças. Esse número representa 12,5% das lingeries confeccionadas em Minas. Outro dado apresentado pela Aciju é o número de empregos: são 3.699 pessoas que trabalham no setor. Ou seja, 45% da população da cidade está direta ou indiretamente ligada à indústria de lingerie
Juruaia foi escolhida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico para participar da 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais, ocorrida em Brasília entre os dias 27 e 29 de outubro, onde o município também foi apresentado como case de sucesso de Minas pela presidente Izabel Gonçalves.
A apresentação em Brasília foi um sucesso, principalmente pela repercussão junto aos presentes, disse ela. Ao expor a ascensão da cidade em polo têxtil na área de moda íntima, as pessoas ficaram surpreendidas com o que presenciaram. “Surpreendidas no bom sentido. Para nós, os números que representam, por exemplo, população versus número de fábricas, já é uma coisa banal. Mas para as pessoas que participaram da conferência, isso significa ineditismo e um diferencial muito grande em relação a outros polos”, afirmou. Ainda segundo a presidente da Aciju, outra peculiaridade que despertou interesse é o fato da maioria das confecções ser comandada por mulheres.
Fonte: FederaMinas