Empresários de Juruaia participam de workshop sobre os desafios do mercado da moda
A moda faz parte do mundo atual: roupas, sapatos, acessórios, lingeries e tudo o mais que se refere ao universo fashion provocam interesse de pessoas do mundo todo. O conceito de moda, porém, só foi começar a ser utilizado no século XX, assim como os termos estilistas e designers. O século passado foi pródigo com a moda: as vestes tornaram-se, nas mãos de Dior e Chanel, para citar apenas dois nomes, peças de desejo.
A democratização da moda começou a ganhar força após a II Guerra Mundial. Com a Guerra Fria, os hippies, a revolução de 1968 em Paris - e muitas outras coisas mais -, o comportamento em relação à roupa também mudou. E com a globalização, que no Brasil intensificou-se no início dos anos 1990, a moda ganhou status.
Todos os anos, grandes desfiles (Paris, Milão, Nova York) ditam as tendências para o resto do mundo. Nesse período, os olhos dos que vivem de moda se voltam para essas coleções e os estilistas do planeta (sem exageros), se debruçam para criar peças dentro das tendências, mas que também atendam pessoas cada vez mais exigentes na hora de se vestir.
A moda íntima não fica de fora. As grandes marcas do setor sempre ficam atentas as coleções apresentadas pela Victoria Secret’s, ícone da moda íntima no mundo. No Brasil, existem três grandes polos de moda íntima – Juruaia é um deles - e os empresários do ramo sempre procuram aliar às tendências mundiais com os gostos das brasileiras. E a moda, além de democrática, tem que estar sempre pronta para as novidades, pois é isso que o consumidor de hoje espera da moda.
Com todas essas premissas a ser encaradas, o Sebrae-MG, em parceria com a Associação Comercial de Juruaia (ACIJU), preparou para esta semana, um workshop que tem como tema os desafios do mercado da moda.
Gustavo Sarti, consultor de moda da Rede Record, irá apresentar aos empresários as Tendências Mundiais do Mercado e Varejo da Moda. Sarti irá abordar estratégias de vendas, cases de sucesso e tendências do setor como integração vertical. Também irá falar sobre a relação entre o consumo e a economia influenciados pelo estilo e pela personalidade do cliente, e irá mostrar como grandes marcas se posicionam no mercado.
Durante o workshop os empresários irão receber informações sobre o “Diário de Inspirações sobre o Design de Moda”, publicação criada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – Cetiqt), que apresenta as tendências da moda verão 2012 baseadas em estilos de vida. Oficinas de criatividade e desenvolvimento de produtos influenciados pelas tendências sugeridas também farão parte do workshop, que começa hoje (26) e vai até dia 29 de abril, no Centro Catequético de Juruaia.