Casos Sucesso - SEBRAE-MG - Lindelucy Lingerie
A Lindelucy Lingerie, umas das maiores confecções do polo de moda íntima de Juruaia vem destacando-se cada vez mais ao longo dos anos. Sua proprietária, Lúcia Aparecida da Silva, foi destaque da publicação de 2008 de "Casos de Sucesso" do SEBRAE-MG.
Investindo em Criatividade e Marketing
Criatividade e marketing destacam empresa de lingerie que, nascida em pólo nacional, pretende obter certificação
Um drama pessoal transformou em muitos sentidos a vida da empresária Lúcia Aparecida Silva, de 38 anos. Quando perdeu um filho de 5 anos, em 1994, enorme tristeza tomou conta dela e foram longos meses até que conseguisse reagir à dor. E foi no trabalho que Lúcia se apoiou, sem nunca imaginar que, ao se decidir por um novo caminho profissional, começava a traçar a trajetória de sucesso de uma empresa que nasceu com a máquina de costura emprestada por sua mãe.
Instalada em Juruaia – cidade do sul de Minas, pólo de fabricação de lingerie, responsável por 10% da produção nacional, a Lindelucy Lingerie se tornou uma marca conhecida a partir de forte investimento em marketing. Ex-professora, que logo no primeiro ano da empresa decidiu se dedicar apenas ao negócio, contando com o apoio do marido, João Carlos d’Iorio, de 42 anos, Lúcia conta que a abertura de franquias é a única meta que falta cumprir das traçadas no Empretec – curso do Sebrae que reforça as características empreendedoras dos participantes, estimulando o cumprimento de estratégias e metas para o negócio.
Lúcia fez o Empretec em 2003 e é assídua em treinamentos e cursos de gestão empresarial desde então, traçando metas e planos. Atualmente, a empresa trabalha pela obtenção da IS0 9000. Na última Fenit, realizada em junho, em São Paulo, a Lindelucy atraiu a atenção de revendedores, consumidores e mídia ao lançar um espartilho branco, com detalhes em flores vermelhas, no qual vem acoplado um aparelho de GPS, com o custo aproximado de R$ 2 mil. “Essa é uma lingerie conceitual, um fetiche que cria uma brincadeira entre parceiros. Nós sempre adotamos um diferencial, não dá para trabalhar só com base em preço”, assinala Lúcia.
Para produzir coleções como essa, a fábrica, instalada em prédio próprio, muda sua rotina. “Investimos em coleções que são quase artesanais. Aproximadamente, fazemos de 19 mil a 20 mil peças por mês, mas quando entra um lançamento como o da GPS a produção pode passar para oito mil, como foi em maio”, conta a empresária, que dirige cerca de 50 funcionários. Lúcia já esteve, por exemplo, no programa da apresentadora Luciana Gimenez, exibindo uma outra peça exclusiva da marca – um sutiã com alça de ouro e detalhes em pedras preciosas, com o preço aproximado de R$ 7 mil.
“Já apareceram clientes de São Paulo e de Dubai (Emirados Árabes)”, diz ela, assegurando que o marketing não sustentaria a empresa se a qualidade dos produtos não fosse uma garantia. Para o crescimento da grife, a empresária já começou a mapear, por meio do site da empresa, o interesse de clientes em abrir franquias Lindelucy. “Estamos fazendo o levantamento, mas já foi possível perceber que o interesse é grande”
Segundo Lúcia, até o fim do ano o projeto deve ser concluído.
LINDELUCY Lingerie
Juruaia – MG – (35) 3553-1347 e 3553-1768
EMPRESÁRIA: Lúcia Aparecida Silva
PRODUTOS E SERVIÇOS SEBRAE: Empretec, curso
Como Vender Mais e Melhor, cursos de gestão empresarial
(recursos humanos, financeiro e de atendimento)
RESULTADOS CONQUISTADOS:
- Estruturação da empresa, que nasceu com duas máquinas de costura e hoje produz cerca de 20 mil peças por mês
- Compra de prédios próprios para a fábrica, loja e administração
- Investimento em marketing
- Participação com destaque em feiras do setor e da indústria têxtil
- Faturamento de R$ 900 mil a R$ 1 milhão por mês
- Planejamento para lançamento de franquia