Juruaia, a capital mineira de lingerie recebeu, nesta quinta-feira (28), consultores, revendedores e comerciantes de todo o país, que participaram do 2º Workshop OuseUse. O evento, promovido pela empresária Rosana Marques, da OuseUse Lingerie, foi uma grande oportunidade de reciclagem daqueles que trabalham com moda íntima. De maneira dinâmica e prática, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o universo da lingerie pelo seu lado administrativo, através da palestra do consultor financeiro Rogério Mariano Reis, e também, as novas tendências para o setor, apresentadas pelo consultor de moda Gustavo Sarti.
Gustavo Sarti trouxe aos participantes as “Tendências e destaques do mercado de moda íntima”. De acordo com o consultor, há 10 anos o setor de lingeries tornou-se um importante segmento dentro do mercado de moda. A partir de agora, os trabalhos são no sentido de fortalecimento de sua influência: “Hoje, falar de moda é mais que cartela de cores e novas tendências. A moda é uma importante ferramenta de realização do ser humano. Ela nos faz mais felizes e bonitos, logo, nossa auto-estima aumenta. Motivados, trabalhamos mais, rendemos mais, sorrimos mais.” Sarti aponta duas mudanças no comportamento da sociedade que contribuíram para essa expansão do mercado da moda: o aumento do consumo e a comoditização dos produtos. Assim, um produto novo que chega ao mercado, em pouco tempo, já encontra versões dos concorrentes. O mesmo produto, com as mesmas funções e características, só de marcas diferentes. Ou seja, o mesmo processo dentro do mercado de comoditties, como tomate e café. Assim, a moda tornou-se democrática. Agora, os segmentos dentro desse mercado separaram os consumidores, dividindo-os pelo estilo de cada um. Afinal, ainda que falar de moda nos remeta à homogeneização, é importante entender que cada um tem seu próprio estilo. A moda, nesta década, é ter personalidade.
Sustentabilidade
A empresária Rosana Marques, também colocou aos presentes no evento, a sua preocupação com o meio ambiente. A OuseUse adotou o conceito de sustentabilidade em suas confecções. Segundo a Organização das Nações Unidas, atitudes sustentáveis são aquelas pensadas na satisfação das necessidades do presente sem comprometer a capacidade de garantia das necessidades do futuro. Nesse sentido, a empresa trabalha com reaproveitamento de tecidos e artigos de papelaria, utilização de tecidos ecológicos e ações voltadas para o consumo inteligente, com a disponibilização de ecobags, ecopos e sachês de sementes de girassol.