Empresários do segmento de moda íntima de Juruaia, no sul do estado, se preparam para dar mais uma guinada nos negócios. Orientados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae-MG), os confeccionistas buscam um posicionamento competitivo dos negócios no mercado. Este trabalho começou em abril de 2010 e está amparado em uma metodologia inovadora de gestão e desenvolvimento da competitividade em Arranjos Produtivos Locais (APLs), chamada Foco Competitivo. O projeto abrange ampla pesquisa sobre o cenário e as tendências do setor de moda íntima no Brasil e no exterior.
Em Juruaia, 89 empresários avaliam a possibilidade de se unir para terem maior volume de produção, fortalecerem a marca, atenderem grandes redes de lojas e abrirem canais próprios de venda. Técnicas da instituição visitaram o varejo de moda íntima em São Paulo, conheceram duas feiras de referência, entrevistaram 15 compradores e especialistas brasileiros e colombianos, estudaram o mercado de moda íntima europeu e norte-americano e realizaram uma viagem de referência aos Estados Unidos, onde foram recebidas pela Limited Brands, detentora de marcas famosas de lingerie, como Victoria’s Secrets e La Senza. Nessa ampla pesquisa de mercado, elas constaram os possíveis impactos da globalização e da reestruturação do varejo para o Arranjo Produtivo Local (APL) de Juruaia.
O varejo se reestrutura para atender às mudanças do hábito de consumo do comprador. As lojas multimarcas estão desaparecendo, as redes monomarcas expandem os negócios, as lojas de departamento e os supermercados estão investindo cada vez mais no segmento da moda. E as grandes empresas estrangeiras consolidam sua posição por meio de fusões, aquisições e migração para países emergentes.
É neste novo cenário que os empresários de Juruaia buscam o reposicionamento competitivo dos negócios. Além da valorização das marcas, a ideia é investir na chamada moda rápida (negócio atrativo e em expansão e que compreende, entre outros aspectos, o lançamento de um número maior de coleções), no desenvolvimento de produtos inovadores e em uma gestão mais eficiente da cadeia de suprimentos para a moda íntima (de tecidos a acessórios).
União
Em julho de 2009, 19 empresários de Juruaia criaram a Central de Negócios Toque Brasil, com o apoio do Sebrae-MG. A central facilita a troca de informações entre os empresários, aumenta o poder de negociação com os fornecedores, facilita a participação em feiras e gera economia para o grupo nas compras em conjunto. “A Central de Negócios é importante para os empresários, porque contribui para um dos elementos fundamentais no sucesso de uma empresa: a compra. Comprando em conjunto, é possível negociar melhor os preços, o que possibilita a redução de custos”, afirma a técnica do Sebrae-MG, Elcília Paulinelli.