Metodologia no Reforço da Competitividade do Polo de Moda Íntima de Juruaia
As iniciativas de Projetos Coletivos representam a base das políticas de desenvolvimento econômico e constituem para os governos uma ferramenta única de identificação das necessidades da indústria e a posterior definição de políticas de apoio. Elas não só permitem uma melhor compreensão da realidade econômica e das necessidades específicas das empresas de uma determinada região, mas também possibilitam a confecção de políticas de apoio adequadas, que contemplam a participação do setor privado em seu financiamento e gestão.
Na realização do projeto Foco Competitivo há dois pilares básicos: uma metodologia de análise estratégica e um processo de dinamização do grupo setorial, que busca o consenso e a cooperação de empresas, associações e instituições na implementação de iniciativas. Ambos pilares se desenvolvem de maneira paralela e inter-relacionada durante todo o projeto.
A metodologia de análise estratégica tem como base teórica os conceitos desenvolvidos pelo Professor Michael E. Porter, da Universidade de Harvard, em seu livro "A Vantagem Competitiva das Nações" (1990), e em "Ser Competitivo" (1998).
As empresas mais competitivas de um mesmo setor tendem a agrupar-se em zonas geográficas relativamente concentradas (regiões, estados, municípios) constituindo o chamado cluster/APL. Não se deve entender um APL como um setor da estatística tradicional, mas sim, como um agrupamento de empresas que compartilham habilidades e cuja soma dos esforços determina a sua competitividade.
Para a dinamização do APL, utilizaremos um processo intensivo que se concentrará em poucos meses para obter a máxima atenção e criar uma dinâmica de trabalho favorável à mudança. A este caráter intensivo se soma um forte componente de comunicação e pedagogia da mudança, que se realiza por meio de entrevistas individuais, grupos de trabalho e apresentações públicas envolvendo todos os agentes relacionados ao setor local.
A iniciativa pretende atuar de forma a reforçar o APL na sua totalidade e atuando, portanto, sobre empresas, instituições e outros agentes.
A Metodologia no Reforço da Competitividade do Polo de Moda Íntima de Juruaia
O Foco Competitivo no polo de Moda Íntima de Juruaia terá uma duração de seis meses e meio. Serão realizadas entrevistas de campo com instituições e empresários para determinar a dimensão do polo, sua cadeia de valor, se formam parte ou não do mesmo negócio, etc.
O processo de consenso com os agentes do polo passará por três etapas seqüenciais:
A definição dos principais desafios enfrentados pelo grupo de empresas, na qual se insere a problemática do polo segundo o ponto de vista dos agentes que o integram. O trabalho dos consultores consiste basicamente na realização de entrevistas para o primeiro contato com as empresas e na geração de confiança entre eles. Paralelamente, realiza-se uma análise de delimitação do polo e dos negócios ou dos segmentos estratégicos em que compete.
O consenso sobre uma visão de futuro que una os agentes do polo em um objetivo comum. Nessa fase é possível que se ofereçam novos pontos de vista (resultantes da análise dos consultores), que rompam com o saber convencional do polo. Também é fundamental contar com referências internacionais que atendam problemáticas similares às do setor. Além da consulta a especialistas e a fontes publicadas, também pode ser muito ilustrativo aprofundar na análise de outro polo específico de referência e conhecer as empresas e instituições in loco. Ao mesmo tempo, realiza-se um diagnóstico de competitividade local para as opções estratégicas viáveis. Esse diagnóstico se realiza tanto por meio de entrevistas pessoais como por meio de pequenos grupos de trabalho que poderão ser formados, se forem necessários.
A definição de um direcionamento estratégico que reforce a competitividade do polo inicia-se por definir linhas de atuação que possam dar resultados em curto prazo e motivar a continuidade da dinâmica de mudança gerada.
Durante todo o processo, tenta-se aglutinar os agentes envolvidos no polo que, de forma natural, irão constituir-se em um fórum para a resolução dos temas mais urgentes. Ao final de cada uma das três etapas, reuniões com todo o polo (apresentações públicas) serão organizadas com o objetivo de gerar, de forma conjunta, um consenso sobre desafios estratégicos, visão de futuro e direcionamento estratégico. Periodicamente, também serão realizadas reuniões de acompanhamento com o SEBRAE-MG e outras instituições que participem do projeto.